domingo, 27 de setembro de 2009

Recreação e Lazer em Cruzeiros Marítimos

Há quem pense que viajar de navio é muito chato, que você nos dias de navegação só vai ver água, água e água. Bem, se você ficar olhando para o mar, provavelmente verá só isso mesmo. No entanto, justamente por isso, as companhias de cruzeiros tem uma grande preocupação com a programação e montam diariamente um jornalzinho de bordo, que é entregue todos os dias a noite, com as informações do dia seguinte.

Neste jornal além das informações do que você vai acontecer na parte da manhã, tarde e noite, ainda te informa onde você esta, para onde o navio esta indo, que hora o sol nasce e se põe (considerando o espetáculo natural que é, é uma informação importantíssima para você não perder!),e a localização dos turnos dos restaurantes por decks (os andares do navio), dentre outras informações.

E na programação em si, bem, essa vai variar se é um cruzeiro temático ou não. Mas é importante resaltar que o fato dele SER temático, não faz com que excluas as atividades de um que NÃO é temático. Logo, as atividades normais que em todo cruzeiro tem, permanecem na programação, tais como aulas de dança, brincadeiras no deck da piscina, shows no teatro durante a noite, torneios variados (totó, basquete, ping pong, baralho, dama...), aulas de lingua estrangeira, dentre outras atividades.

De fato, se você quiser, não vai ficar parado um só minuto. E há também uma programação específica para as crianças e adolescentes, e um jornal a parte para eles. Este deixado no quarto tem como foco o passageiro adulto. Certamente os dias que o navio segue navegando, são os mais badalados, em que a programação é mais recreada, e os demais, são mais 'normais', já que dependendo do tempo, e da escala, o navio pode chegar até a ficar vazio.

Para dar uma exemplificada, resolvi colocar aqui um jornalzinho, para vocês verem como é! Inclusive, esse foi utilizado na minha monografia (junho 2008), e se referem a um cruzeiro que eu realizei no final de janeiro de 2008, um temático nomeado como 'Prata All'italiana' no navio Costa Victoria. Na realidade a imagem é uma montagem, com os principais dados da programação em si.




Bem, é isso!

Beijos para quem passar por aqui!


Posts relacionados

Read more...

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Civittanova Marche/ Itália!

Essa semana me peguei andando por aquelas ruas mentalmente. Apesar de estar localizada na Itália, não tem todas aquelas ruazinhas estreitas e charmosas, ainda a modo à antiga. São ruas modernas, com caixas de som tocando músicas boas nas avenidas principais. Lojas feitas apenas com máquinas de moedinhas, que você poderia comprar desde um refrigerante , e lanches (coisa normal), até uma tomada. Era uma das poucas viagens que a gente fez por conta própria, sem estar com o grupo de escola/ guia turístico.

Eu estive lá duas vezes, e nosso passatempo era, ir é claro, nos outless da vida, ( lojas com roupas e artigos esportivos com várias promoções), ir à praia (que o mar nem se compara com o do Sul da Itália) e passar sufoco com várias pessoas estranhas e ser salvos por brasileiros, e comer no mc donalds. Sim, isso mesmo, pode parecer uma coisa besta e impensável, mas ver um mc donald's na itália era quase tão emocionante, quanto ver uma latinha de guaraná antartica em um freezer (que diga-se de passagem eu vi UMA ÚNICA VEZ).

Essa história do brasileiro, foi a seguinte, a gente estava decidindo onde sentar na praia, e as cadeiras de praia são pagas, coisa de 3 euros por cada cadeira (se fosse 3 reais tava bom.. mas 3 euros, dio...). Dai nós sacamos que os donos da barraca estava se olhando muito, e pareciam estar planejando algo, fiquei mega bolada, e já tinha até pagado as cadeiras.

Nisso falei com as meninas, 'vamos sair daqui..!'...ai a gente ficou pensando em como, sem tomar prejuizo. Eu sei que peguei o telefone, e comecei a falar em italiano com meu 'namorado', como se estivesse indo encontrar com ele.. e fui nos cara, e falei que não ia ficar com as cadeiras, que queria o dinheiro de volta (mega cara dura não?).

Bem, eles não entenderam bem, e não gostaram muito, mas me devolveram, e começamos a andar até bem longe. E sentamos em um lugar.. e o cara que foi atender a gente, viu a gente falando em português e começou a falar em português também. É uma coisa boba, mas era a sensação de segurança que eu queria naquela hora, um rosto amigo (novo), e brasileiro.

Retomando a cidade, fica a 1 hora e meia de trem da Castelraimondo, que é a cidade que vizinha a que eu morava, na Reggio Marche. E era essa mobilidade que eu sinto saudade, da gente poder pegar um trem, e ir passar o dia, e voltar, super de boa, não pagando muito, e rapidinho! Vale a pena conhecer a cidade, mas é bom sempre ficar mais a tento, evitar ruas estranhas e escura, e se informar antes os horários de trem/ônibus, isso para qualquer viagem que não tenha um guia, ou alguém para você recorrer!

Outro detalhe importante dessa cidade, é que na avenida principal dela, haviam postes 'musicais'... que criava todo um ambiente agradável. Uma graça a cidade num geral!

Bem, é isso!
Beijos pra quem passar por aqui!

Read more...

domingo, 20 de setembro de 2009

Tá stressado? Vá pescar!



Em Minas tudo é poema!

Em Minas tudo é gostoso!

O jeito mineiro, a prosa, o causo...

Minas tem um nariz grande, muito maior que o do lobo mau. E não é só pra cheirar, não .

É pra sentir e curtir os aromas da cozinha mineira; a cozinha onde são fabricados feitiços à moda.

É nesse pedaço de mundo que você descobrirá encantos.

É nesse aconchego que você irá saborear – não antes de sentir o fascinante aroma – as delícias das avós.

Avós daquelas que hoje se houve falar nas histórias, daquelas que algum mineiro matuto se achega e vai contando pra gente...

Minha avó fazia uma comida que hoje em dia, no meio de tanta pressa (e lembrar que o apressado come cru), quase ninguém mais faz.

Ela trazia os netos pra cozinha e começava a contar causos, era uma vez...... outro dia........ o pai de um menino preguiçoso...

Era história pra tudo, e os ‘santinhos’ ficavam com olhos arregalados já aprendendo a matutar.

Quando a comida já ia bem andada, os ‘santinhos’ se remexiam no banco (porque era um banco grande que acolhia uns sete de cada vez, era muito neto mesmo!), nem os contos, nem os causos seguravam mais a meninada; eles só queriam comer aquelas delícias da ‘vó’.

E é assim em Minas! É assim no CARDUME!

O lugar manso das montanhas mineiras, o sossego, um causo aqui, um causo acolá, a união da família e a pesca.

Não é história de pescador não! Tem peixes de variadas espécies, de variadas cores, de variados tamanhos, e pra tornar sua experiência inesquecível, tem a PEIXADA DA VÓ NINA.

Impossível, é não dizer huuuummm!!!

A PEIXADA DA VÓ NINA é saborosa, bonita, feita com peixe fresquinho pescado ali mesmo, com temperos e ervas colhidas em nossa horta.

Sejam bem-vindos! Venham degustar uma explosão de sabores!

BOM APETITE!

EQUIPE CARDUME






O pesqueiro, conhecido como 'Cardume, estância da pesca', está localizado na BR 494, Km 141, À 184 Km de Belo Horizonte e a 53 Km de São João Del Rei, entre São Tiago e Morro do Ferro, em Minas Gerais.

A estrutura do pesqueiro é composta por 09 tanques para pesca(sendo um profissional com peixes de até 20 Kg), além de praia artificial, quiosques, ducha, bar molhado, vestiários com chuveiros, peixaria (pesagem e limpeza dos peixes), quadra de areia.

Tudo isso sem contar com o restaurante com comida caseira, preparadas com ingredientes fescos colhidos em horta própria. Tudo em um ambiente familiar, preparado para receber grupos de turistas, promover eventos e espaço para festas.



Bem, é isso!
Beijos para quem passar por aqui!

Read more...

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Noite de Gala/ Jantar do Comandante!

Há algumas semanas atrás, estavamos no intervalo da pós, quando uma das minhas companheiras de classe começou a contar como ela imaginava que fosse a noite de gala de um navio. Na imaginação dela, tinha dança com o comandante e tudo mais, tudo ao estilo 'Titanic'!

Bem, na prática não é bem assim. Nas primeiras viagens que eu fiz, o assunto era o 'Jantar com o comandante', e para mim, a presença do comandante era como uma lenda, porque eu NUNCA o via nos jantares. Depois de algumas viagens, descobri que ele aparece sim (que pecado eu fazendo mal juízo deles).. É que como os restaurantes normalmente são muito grandes, dependendo de onde esta localizado a sua mesa, pode ser que não dê visibilidade.

Mas o assunto em foco nem é esse. É a diferença da noite de gala x jantar do comandante. A noite de Gala se inicia com um coquetel no teatro, um pouco antes do seu horário de jantar (coisa de meia hora antes). Vale a pena ir! Eles apresentam todos os responsáveis pelos setores, (responsável pelo setor de hospedagem, responsável pelo setor de cozinha, responsável pelo setor de restaurante, responsável pelo entretenimento) e por ai vai.

O hino nacional é tocando, e logo depois se inicia um 'baile' onde aqui no Brasil, há sempre equipe de dançarinos, que vão estar convidando os passageiros a dançar no palco. Logo depois os passageiros seguem em direção ao jantar nos seus devidos turnos.

Já o jantar do comandante acontece durante o turno normal dos jantares, e no decorrer do jantar, o comandante aparece para brindar com os seus passageiros. É também formulado um cardápio especial para essa noite, além de uma surpresa (que eu logicamente não contarei aqui, para não ser estraga prazer). Ambos os eventos pedem o uso de trajes formais, terno para homens e vestido longo para as mulheres.

Beijos para quem passar por aqui!


Posts Relacionados


Read more...

domingo, 13 de setembro de 2009

Nada se cria, tudo se copia!

Essa coisa de dizer que nada se cria, tudo se copia, é a mais pura verdade. Na realidade em alguns casos, copiamos procurando aprimorar.E em resposta a isso, veio até mim hoje uma notícia que me fez pensar a respeito.

Com certeza muitas das pessoas que passam por aqui devem se lembrar de uma das maiores jogas publicitarias dos últimos tempos, que foi a Ilha Australiana, Hamilton, que anuncionou a busca por um zelador, por um valor generoso, em Janeiro de 2009. Certamente a repercussão desse anúncio foi imensa, e fez com que muitos de nós desejássemos apenas conhecer a ilha, e os olhos do mundo que mal sabiam que ela existia, passaram a desejá-la, que a meu ver, uma jogada de mestre, diante de tanta publicidade gratuita que recebeu.

E como resposta a esse ato de 'copiar', um amigo meu hoje, me mandou um scrap com uma notícia, que uma ilha em Paraty, no estado do Rio de Janeiro, estava fazendo uma proposta similar, ao qual oferecem 100 mil reais por seis meses, para o zelador canditado ao posto.

No entanto a temática é um pouco diferente, apesar de , já que as funções além de ser, de fato cuidar da ilha, está em divulga-lá via blog diariamente. Isso sem contar os privilégios do colaborador escolhido, com alimentação e viagens com despesas pagas.

Para maiores informações, segue o link da matéria a respeito:
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2009/09/13/ult5772u5310.jhtm

E igualmente a matéria da versão Australiana:
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL951796-5602,00-
ANUNCIO+OFERECE+R+MIL+PARA+VAGA+DE+ZELADOR+DE+ILHA+PARADISIACA.html

A meu ver, acho até legal a iniciativa, afinal de contas, se deu certo lá, e fez sucesso, porque não?! Só espero que a divulgação seja tão grandiosa quanto a do caso australiano, isso só o tempo poderá nos dizer.

Beijos para quem passar por aqui!

Read more...

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Problemas com documentos (parte 2)

Eu dei a idéia delas de ligarem para o Rio, para a agente de viagem delas, pedindo que enviassem um fax com o documento, imaginando que ela teria o documento lá arquivado. No entanto, a agente de viagem não tinha o xerox do documento em mãos, fazendo com que ela realmente não pudesse descer do navio durante os dias que o navio estava na Argentina.

No entanto eles não exigiram o pagamento da multa (menos mal né?!). A meu ver, a falha começou no momento do embarque, já que o responsável do guichê deveria ter notado que o passaporte estava vencido, se não fosse isso, não haveria encarretado essa série de acontecimentos e frustrações. (até mesmo porque, se tivesse sido sinalizado a tempo, ela poderia ter voltado em casa, e pegado o documento certo, e teria evitado todo o transtorno posterior).

Falha número 2. Se ela não podia descer na Argentina, porque liberaram de ela descesse no Uruguai?! A explicação é que apenas a Argentina exige documento na entrada do país, tanto que o passaporte só leva um carimbo, o argentino.

Ficou combinado que elas apresentariam o xerox da identidade assim que elas desembarcassem no Rio de Janeiro. Naquela altura, depois de tanto aborrecimento, o mínimo que ela poderia fazer, era escrever um gigante comentário no formulário que recebemos ao final da viagem, o guest comment (onde assinalamos o pontos positivos e negativos do cruzeiro, a fim de que possam melhorar). Deveria haver um registro, afinal já era a quinta viagem que ela estava fazendo viagem por aquela companhia de cruzeiros, e fazer isso com uma hóspede assídua foi o cúmulo!

Tá, concordo que eles estavam fazendo o serviço deles, e tudo mais, mas o problema não foi não descer na Argentina, foi o 'circo' que foi armado. Eram telefonemas o tempo todo para a cabine. Não falaria aqui se não tivesse plena certeza de que ela não fez de maldade, até porque, quem iria querer ter problemas em uma viagem de férias de propósito?!

Fica aqui a reflexão, e mais uma vez, atenção ao viajar, verifique se os seus documentos estão válidos (se for viagem ao exterior, lembre-se de que é necessário que ela tenha no mínimo 6 meses de validade após a data da viagem), e se for ficar muito tempo, e já estiver para vencer, tire outro antes de embarcar.

Beijos para quem passar por aqui!

Post Relacionado

Read more...

domingo, 6 de setembro de 2009

Problemas com documentos (parte 1)..

Dessa vez, não foi bem comigo que toda a situação aconteceu, mas me atingiu muito de qualquer forma. Estavamos prestes a embarcar quando eu encontrei com minha amiga no porto, e ela logo passou pelo guichê de check-in e logo foi liberada e embarcou (eu demorei um pouco mais no guichê porque estar com meu irmão que é menor de idade, tive que tirar xerox de documento e blá blá blá...).

Embarcamos e até ai tudo bem. Quando estavamos no segundo dia de navegação, minha amiga sumiu durante o dia todo, e eu não a achava (desencontramos, afinal achar alguém dentro de um navio às vezes pode ser dificil, especialmente se ela estiver também se locomovendo).

Quando a encontrei um pouco antes do jantar (ela era inclusive minha vizinha de cabine), a vi desesperada. Ela havia sido chamada pela oficiais do navio, que alegaram que seu passaport estava vencido e por essa razão ela teria que ser deportada de volta para o Brasil quando chegasse em Buenos Aires, e ainda teria que pagar uma multa de 1000 dolares).

Eu sei que ela foi chamada umas 3 vezes, e cada hora eles falavam uma coisa. Ela não havia visto que a sua avó havia trocado os passaports, pegando o velho ao invés do novo. Tenho certeza que elas não fizeram por mal, mas como provar isso?!

O que piorou a situação é que ela não estava com a sua carteira de identidade, e possuia a mania de utilizar a sua carteira profissional como documento de identidade para provar sua maior idade. Os oficiais pediam ao menos um xerox da identidade dela, mas como as duas moram sozinhas, não havia quem pudesse enviar o xerox.

Além da série de aborrecimentos que passamos, ela foi impossibilitada de descer na Argentina, o que fez com que a gente não fizesse a nossa 'noitadinha' como haviamos planejado. A sorte é que ela já havia feito o mesmo roteiro outra vez, e já conhecia Buenos Aires (imagina se fosse sua primeira viagem para lá?!)..Mas isso não quer dizer que não tenha sido frustrante de qualquer forma.


Continuação no próximo post.....

Beijos para quem passar por aqui...


Post Relacionado

Read more...

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Grand Hotel e Termas Araxá!

Neste último final de semana, eu e meu grupo de pós, nos deslocamos para a cidade de Araxá, para uma visita técnica no Grand Hotel, a cidade de Araxá (MG). A visita em si foi extremamente cansativa, considerando que a viagem em si foi longa, mas valeu a pena!

O Grand Hotel, foi inaugurado em 1945, e funcionou apenas até o ano de 1946 como Hotel Cassino, quando os jogos de azar foram proibidos no Brasil. No entanto posteriormente se transformou em um centro eventos políticos, que fez com que recebesse todos os presidentes brasileiros ( com excessão do ex-presidente, Fernando Henrique Cardoso). No ano de 1994, foi fechado para reforma, ao qual nesta época fazia parte da empresa Tropical. Em 2001 foi reinaugurado. Por fim de 2005, passa a nova adminstração, passando a fazer parte da Rede Ourominas.

Certamente o hotel carrega uma bagagem bem maior de história do que a mencionada aqui no blog. O Hotel a primeira vista lembra um mosteiro, devida a suas características que sofreram influência italiana, e ganha vidrais em diversos ambientes, em especial o do Spa, merece uma atenção especial.

A mega infra estrutura, e os diversos salões (que tem nomes de cidades históricas mineiras), fazem com que o Hotel possua 283 suítes, ou seja uma capacidade pra mais de 800 hóspedes. No entanto a atração principal é o parque que cerca o hotel, e as termas. Além disso, conta com piscina externa, bar da piscina, teatro, restaurante, sala de jogos, biblioteca, lojas de suvenir, dentre outros ambientes. Isso sem contar a programação de recreação para crianças de 7 à 12 anos, e recreação adulta.

* Recepção do Spa e Termas.

**Frente do Grand Hotel Araxá.


***Aréa da piscina, vista de uma das suítes.

***Salão Minas Gerais, o mais bonito deles!

Vale a pena conhecer !

Ficou curioso e quer saber mais?! Visite: Grand Hotel Araxá

ps. Créditos das imagens: Sheila Peluso.

Beijos para quem passar por aqui!

Read more...

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Questionário de hóspedes

Quando nos hospedamos em um Hotel/ Resort e /ou cruzeiro, não temos a consciência de quantas pessoas estão envolvidas prestando variados serviços para que tudo esteja no lugar, e funcionando de forma ordenada. Seja a arrumação das suítes/ cabines, a manipulação dos alimentos, o recepcionista que te recebe (a primeira impressão do estabelecimento), e por ai vai.

E nem sempre, as pessoas estão devidamente treinadas e não será todas às vezes que tudo estará perfeito como a gente gostaria. Foi pensando nisso que criaram o Guest Comments. É um formulário (que os hóspedes por diversas vezes vão consideram chato e desnecessário) onde você poderá opinar sobre tudo que viu e viveu ali.

A maioria deles costumam pontuar como (Regular/Ruim/ Bom/ Otímo/ Excelente) e ainda costumam deixar espaços livres para que você dê a sua sugestão com suas próprias palavras. Isso não quer dizer que você vai ter que ficar procurando defeitos para escrever no final das sua estadia, até mesmo porque, esse também é um espaço para elogios, se esses forem merecidos.

Portanto, se você estiver viajando e chegar um papel deste tipo a sua mão, lembre-se que ele é crucial para que aquele hotel/ resort/ cruzeiro se aprimore e melhor, e que há alguém preocupado, que irá ler, e procurar melhorar os serviços, para que outras pessoas mais adiante, sejam mais bem atendidos, e esse outro alguém pode ser até mesmo você, retornando em uma futura oportunidade.

Pense nisso!

Beijos para quem passar por aqui!

Read more...

  © Free Blogger Templates Spain by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

BlogBlogs.Com.Br