sexta-feira, 18 de junho de 2010

Campeonato mundial de Futebol em outra nação

O campeonato mundial de Futebol, ou como costumamos dizer, Copa do Mundo é realmente um evento grandioso! Para nós brasileiros de nascença e coração, nada emociona mais do que estar na frente de um telão vendo cada passe que os nossos bravos jogadores tentam em direção ao gol.

Mas estar fora da nossa pátria pode deixar a emoção um pouco acanhada! Eu sempre quis ver uma copa do mundo em outro país para matar a minha curiosidade, e por uma coincidência, este é o ano. No entanto, as coisas não são exatamente como eu imaginava, começando pela transmissão dos jogos. Sem internet e sem uma televisão que passe os jogos (TV aberta como temos no Brasil) eu me sinto uma cega no meio do tiroteio, ou melhor, bem longe dele. Assim, as únicas coisas que eu sei são os horários dos jogos (horários Brasileiros, note bem)e as datas.

O primeiro jogo que eu vi foi da Itália x Paraguai, e como estou na Itália, o jeito foi arrumar um bar para poder ver o jogo. O movimento do transito na pequena cidade onde eu me encontro foi intenso neste dia, fomos no tal bar perto de casa, reservamos uma mesa (e eu na minha cabeça já estava com a intenção de perguntar, posso reservar pra ver o jogo de amanha?!) e bem.. lá estava eu,’ traindo’ a minha pátria, ou melhor torcendo pra minha opção B (vamos colocar assim) vestida com uma bandeira da Itália que eu ganhei da Coca-Cola, enquanto os italianos, nem unzinho MESMO vestia se quer uma camisa com as cores da bandeira. O jogo começa e o silêncio é intenso, apenas eu e minha família fazíamos comentários. ONDE FOI PARAR AQUELA GENTE QUE NÃO SE CALA DURANTE OS ALMOÇOS? Eu não sei dizer, mas atrás de mim, quase no meio da rua, havia um senhor que se incomodava com a nossa voz e comentários (até porque ele não entendia BLÁ do que dizíamos não é?!). Com um empate sofrido lá segue a Itália rumo ao próximo jogo. Dia seguinte e finalmente a estréia do Brasil no campeonato, estava ansiosa e ao mesmo tempo descrente, eu confesso. Retornamos ao tal bar para perguntar se haveria transmissão dos jogos (viva a Sky) e o senhor nos informou que o bar não abriria (esse povo daqui adora não trabalhar nas terças-feiras) e eu quase entrei em pânico! O jeito era apelar para casa de um parente (que também é um quase brasileiro e fazer tudo terminar em pizza!) Mais uma vez o ritual silêncio do durante o jogo reinou.. eu falava com meus braços e pernas inquietas, e quando o 1 gol saiu, meus braços foram ao alto e o locutor nem se quer soltou aquele lindo GOLLLLL quando o mesmo foi feito. Gentinha estranha, mas tudo bem! E apesar de eu estar feliz com a sensação de estar em outro país vendo a copa como eu sempre desejei, sinto falta das festas nas ruas, os bares cheios, todo mundo vestido de verde e amarelo, a energia e vibração positiva que temos ao assistir um jogo de copa do mundo. Agora entendo bastante coisa, porque somos os melhores do mundo e porque somos tão invejados, simplesmente porque não há uma torcida como a nossa! Não tenho nem ao menos um palpite para um país que possa levar a taça dourada pra casa , ainda mais sem ver os jogos e sem ter acesso aos resultados, então, que vença o melhor e quem realmente merecer! E aos brasileiros que estão em casa, aproveitem por mim!

Beijos para quem passar por aqui!

1 comentários:

Cida 13 de julho de 2010 11:26  

Não imaginava isso!
Pra mim torcer para o seu país na Itália era igual aqui no Brasil...muita gente falando e gesticulandooo...rs.
Mas na Espanha acho que foi diferente né?rsrrs..
Bjooo.

  © Free Blogger Templates Spain by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

BlogBlogs.Com.Br