segunda-feira, 27 de abril de 2009

Herança cultural!

Quem pensa que cultura não tem nada haver com turismo está redondamente enganado! São duas coisas que andam juntissimas, dando os mesmos passos. Essa coisa de cultura local, aliais, de diversas localidades sempre me chamou atenção, e foi por causa de um pensamento bobo meu que me deu vontade de escrever sobre esse tema hoje.

Estava eu passeando em João Pessoa, essa era a minha segunda vez na cidade, e convenci meu pai de pegarmos um ónibus ao invés de um táxi, ou de alugar um carro como da outra vez, e eu era novinha na época, devia ter meus 15 ou 16 anos eu acho. E na volta, fazendo o mesmo trajeto, as pessoas me vendo com sacolas na mão ou me davam o lugar delas ou então me perguntavam 'quer que eu segure para você?'.. Bem, para uma mineira desconfiada que sou, que não estava até então nem um pouco acostumada com tanta gentileza, achei aquilo bem estranho na época, mas ainda assim legal e suficiente marcante para ter vindo parar aqui depois de tanto tempo não é??

Até que ponto a cultura muda as pessoas, para melhor ou para pior.. ?? bem, pior é bem pesado de se dizer, até mesmo porque não consigo visualizar nada no momento que seja cultural e seja ruim. Por exemplo, o chimarrão no Sul do Brasil, eu acho o máximo as pessoas carregando aquelas garrafas térmicas e fazendo estoque de chá, e o melhor, bebendo aquilo até mesmo no calor! Assim como um baiano não consegue viver muito tempo sem comer algum apimentado, tenta para você ver..rs

Essa coisa toda é muito legal ser analisada, pensar que esse papo todo me fez lembrar as aulas de história da cultura que eu nunca mais achei que me recordaria delas! Isso sem contar nas gíria, tem algo mais expressivo?? Eu que não gostava de alguns sotaques, acabei me encantando a medida que convivi com as culturas representadas de outras formas, e é claro, fazendo turismo.

Estranho mesmo é pensar que vivemos e falamos coisas todas hora que nem ligamos, e que só nos é mostrado quando um ser estranho vira e te falo algo do tipo ..'mas é carteira de motorista? a gente chama de carta', ou então como essa semana um amigo meu me pegou falando 'ENTÃO..' e brincou me chamando de Paulista. Eu curti a brincadeira, mas nem imaginava que nesta convivência todas com meus amigos de Sampa eu já estava pegando detalhezinhos pequenos! Tá vendo, até eu me misturo, e nem vejo mais nada, mesmo jurando de pé junto que eu não tenho sotaque!

Beijos para quem passar por aqui!


5 comentários:

Anônimo 28 de abril de 2009 às 20:33  

ENTÂO...
Rs...
Concordo com você que as pessoas que viajam e ficam um tempo tendo um 'relacionamento' com os 'sotaques' e culturas de outros lugares, acabam absorvendo um pouco de cada ponto e trazendo para seu próprio modo de viver como podemos ver em pessoas que moram um período em outros estados!!!
ENTÃO...
Mais uma vez Parabéns e Sucesso!!!
Bjo Bjo!!

FÁBIO STERSI DAMASCENO.

Lucas Girardi 29 de abril de 2009 às 05:55  

Penso que uma cultura não é nem melhor nem pior do que outra é diferente.

O estranhamento que temos ao saber que tem povo que come cachorro é o mesmo que alguns povos têm ao nos ver comendo carne de porco ou de boi, considerados impuros e sagrados, respestivamente, em determinadas culturas (para evitar erros geográficos e falar que povo x faz isso ou aquilo, decidi ser genérico mesmo)


Beijos minha querida!

Anônimo 29 de abril de 2009 às 22:14  

Não entendi o que o companheiro quis dizer!!!

Mas...

Digo que pessoas que ficam um tempo convivendo uma cultura e sotaques diferentes do local nativo, absorvem automaticamente estes, trazendo sem querer para sua vivencia atual e natural!!!
Imagine como o colega informou...
Lá se tem uma cultura de se comer cachorro!!! E imagine você morando lá. Vais ter que experimentar um dia isto. E da minha parte eu acho correto experimentar. Porque os chineses são mais de 1/4 da população mundial comendo cães e outros...
Ou seja.. Deve ser gostoso!!!

Coitados dos caizinhos como coitadas das vaquinhas!!!

Bjo Bjo

FÁBIO STERSI DAMASCENO!!

Sheila Peluso 30 de abril de 2009 às 06:24  

UHAUHAUHAHAU..
Pensando assim, eu ja experimentei uma avestruz, que aliais, tá chegando essa 'moda' aqui no Brasil.. mas não deu certo não.. eu fiquei com dó dela..rs. eu não sirvo pra isso concluindo!
Beijãoooo para quem passar aqui.

Anônimo 20 de novembro de 2009 às 14:39  

Obrigado por Blog intiresny

  © Free Blogger Templates Spain by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

BlogBlogs.Com.Br