quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Problemas com documentos (parte 2)

Eu dei a idéia delas de ligarem para o Rio, para a agente de viagem delas, pedindo que enviassem um fax com o documento, imaginando que ela teria o documento lá arquivado. No entanto, a agente de viagem não tinha o xerox do documento em mãos, fazendo com que ela realmente não pudesse descer do navio durante os dias que o navio estava na Argentina.

No entanto eles não exigiram o pagamento da multa (menos mal né?!). A meu ver, a falha começou no momento do embarque, já que o responsável do guichê deveria ter notado que o passaporte estava vencido, se não fosse isso, não haveria encarretado essa série de acontecimentos e frustrações. (até mesmo porque, se tivesse sido sinalizado a tempo, ela poderia ter voltado em casa, e pegado o documento certo, e teria evitado todo o transtorno posterior).

Falha número 2. Se ela não podia descer na Argentina, porque liberaram de ela descesse no Uruguai?! A explicação é que apenas a Argentina exige documento na entrada do país, tanto que o passaporte só leva um carimbo, o argentino.

Ficou combinado que elas apresentariam o xerox da identidade assim que elas desembarcassem no Rio de Janeiro. Naquela altura, depois de tanto aborrecimento, o mínimo que ela poderia fazer, era escrever um gigante comentário no formulário que recebemos ao final da viagem, o guest comment (onde assinalamos o pontos positivos e negativos do cruzeiro, a fim de que possam melhorar). Deveria haver um registro, afinal já era a quinta viagem que ela estava fazendo viagem por aquela companhia de cruzeiros, e fazer isso com uma hóspede assídua foi o cúmulo!

Tá, concordo que eles estavam fazendo o serviço deles, e tudo mais, mas o problema não foi não descer na Argentina, foi o 'circo' que foi armado. Eram telefonemas o tempo todo para a cabine. Não falaria aqui se não tivesse plena certeza de que ela não fez de maldade, até porque, quem iria querer ter problemas em uma viagem de férias de propósito?!

Fica aqui a reflexão, e mais uma vez, atenção ao viajar, verifique se os seus documentos estão válidos (se for viagem ao exterior, lembre-se de que é necessário que ela tenha no mínimo 6 meses de validade após a data da viagem), e se for ficar muito tempo, e já estiver para vencer, tire outro antes de embarcar.

Beijos para quem passar por aqui!

Post Relacionado

2 comentários:

Fábio S.D. 15 de setembro de 2009 às 12:06  

Não custa nada antes de viajar verificar a documentação para ver se esta correta mesmo, assim evitanto problemas! Qualquer erro me corrija Sheilinha:

VIAGEM PELO BRASIL
(vôo domestico ou Cruzeiro Marítimo)

DOCUMENTO ORIGINAL com foto no ato do check-in nos embarques domésticos, a saber:

- Maiores de 18 anos:

Cédula de Identidade, em boas condiçoes e com menos de 10 anos de emissao;

Carteira funcional com foto como OAB, CRM, CREA, etc.,

Carteira de Motorista com foto;

. Menores de 18 anos

Cédula de Identidade, em boas condiçoes e com menos de 10 anos de emissao;

Certidao de nascimento só é aceito para criança até 9 anos de idade em vôo domestico, para Cruzeiro nao serve;

Viajando desacompanhado é necessária autorizaçao dos pais por escrito e com firma reconhecida em cartório e quando viajar com apenas pai ou a mae necessita autorizaçao do outro.

VIAGEM INTERNACIONAL
(Vôo Internacional ou Cruzeiro Marítimo)
. Maiores de 18 anos:

Passaporte com validade mínima de 6 (seis) meses ou conforme exigencia do país visitado;

Visto Consular quando exigido;

Viagens Mercosul e Cruzeiros, Passaporte ou RG original em bom estado e com emissao a menos de 10 anos, exceto Chile em que a emissao precisa ser anterior a 5 anos;

. Menores de 18 anos:

Viagem internacional inclusive Mercosul e Cruzeiros, precisa do passaporte ou RG (certidao nascimento nao é aceito).

Viajando desacompanhado é necessária autorizaçao dos pais por escrito e com firma reconhecida em cartório e quando viajar apenas com o pai ou a mae necessita autorizaçao do outro.

Visto Consular quando exigido;

. Estrangeiros:

Residente ou nao no Brasil deverá portar a documentaçao Passaporte, RNE original e visto necessário inclusive no Mercosul e as vacinas obrigatórias para cada destino da viagem (país ou regiao).

Beijos!

Anônimo 22 de setembro de 2009 às 21:44  

isso que eu chamo de turismologo NATO.. ou melhor.. pessoa muito bem informada.. ta de parabens kerido!
=*

  © Free Blogger Templates Spain by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

BlogBlogs.Com.Br