domingo, 9 de agosto de 2009

Sem lenço.. mas com documento!

O tema parece chato à primeira vista, mas acredito que seja de suma importância, especialmente se você tiver que viajar com crianças. No meu último embarque, tivemos que fazer passaportes novos para algumas das pessoas daqui de casa, dentre eles minha irmã mais nova. E eu, com essa história de fazer turismo, acabei pegando o hábito de ler algo muito chato.. o voucher, mas confesso que foi por conta desse meu estranho hábito que todos nós embarcamos.

No voucher dizia, que quem tivesse o novo passaport (o azul, do Mercosul) e fosse menor de idade, o responsáveis deveria portar consigo também a certidão de nascimento, já que neste novo passaport não consta a filiação do mesmo (nome de pai e mãe). Logo, para você provar que é mesmo pai daquela criança, só mesmo com a certidão. (Que na minha opinião foi um verdadeiro atraso de vida né?! Porque o passaport verde vinha todo completinho, não era preciso carregar MAIS um documento).

E sem contar que ainda tem a situação do meu irmão, que por ser de menor, se estiver viajando somente com um dos país, deve carregar uma autorização da mãe, preferencialmente feita no juizado de menores (em alguns casos não tem necessidade). No caso do meu irmão, como a minha mãe e falecida, deveriamos estar carregando a certidão de óbito dela, que inclusive, havia sido perdida, e tivemos que tirar outra (por sorte é o único documento que fica pronto na hora, os demais demora de 2 dias a uma semana!).

E se eu não tivesse lido, imagina nós tendo que voltar para a nossa cidade, que se encontra a 2 horas e meia do porto, só para pegar uma certidão de nascimento. Melhor nem imaginar, perderiamos com certeza o embarque.

No caso de embarques para países como paraguai, Uruguai, Argentina, Chile, e outros da América do Sul, não há a necessidade de passaport (no caso de navios, para aéreo é necessário sim), mas ainda assim aconselho, viajando de navio, se você tiver ambos, leve-os. Pois, eles pegam o passaporte para dar os vistos de entrada e saída do país, e nesse tempo você transita pela país apenas com um xerox do passaport (mas pelo menos você tem sua identidade brasileira original em mãos!). No caso de você levar somente a identidade, ficar somente com o xerox dela.

Pode parecer bobo esses detalhes, mas por conta deles, você pode ficar sem embarcar, ou ter problemas no país de destino. Lembrando também que os documentos devem estar válidos, caso contrário, é problema, mas isso já é assunto para outro post.

Beijos para quem passar por aqui!

ahhh...e feliz dia dos pais, para os pais que passarem aqui também! =)

1 comentários:

Anônimo 10 de agosto de 2009 às 13:56  

Todas pessoas tinham que ser assim!
Ler e se informar corretamente de vários assuntos principalmente documentação antes de viajar!
Imagina o constrangimento e a dor de cabeça de chegar para embarcar e for impedido por não conseguir provar que a menina no colo é realmente sua filha!!!
Nada legal né!!

Particulamente o melhor post de todos na questão de informação!!

PARABÉNSSSS

Beijos Sheilitcha!

Fábio S.D.

  © Free Blogger Templates Spain by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

BlogBlogs.Com.Br