quinta-feira, 16 de julho de 2009

Festa Juninas

Eu sei que já estamos em Julho, e o post deveria ganhar o tema de festa Julina.. mas o nome que ganha não importa muito. O fato é que bem que eu gostaria de saber como acontece as festas juninas dos outros estados brasileiros.

Andei reparando algumas coisas, especialmente a comida típica. E eu que achava que o 'interior' de Minas era mais tradicional a respeito aos costumes e alimentos, quebrei a cara.
Todo ano reclamo, que ou não fui em festa junina alguma, ou fui em só uma.

No entanto, esse ano foi bem diferente. Não tenha sido muitas, mas as ofertas e convites foram variados. Nisso, me aventurei em ir em uma na cidade de Barbacena (Mg), jurando de pé junto que seria a mais tradicional de todas. Ao chegar no lugar, dei de cara com um imenso galpão escuro, com uma decoração estilo de rave, uma mesa de som para o dj, e uma música eletrônica tocando, a minha reação foi..'UE? estamos no lugar certo?'

Com mais uns passos adiante, cheguei no espaço externo (e mega frio), e lá sim, tinha as barraquinhas todas decoradas, e tudo mais. Senti falta de algumas coisas, tipo a maça do amor, canjiquinha, paçoquinha... Mas ta valendo. Rolou uma quadrilha, enquanto la dentro do espaço 'escuro' tocava um funk agora.. (???)

Bem, sei lá se isso evolução, ou perca total de identidade, só sei que eu ainda sou do tipo de pessoa que gosta de uma tradiçãozinha pra algumas coisas, e esse é o caso. Na minha época de faculdade organizamos uma festa junina, que era a nossa prova (todas as matérias poderiam ser assim ?!) a única regra era não conter bebida alcoólica, que na minha opinião nem fez falta na realidade. E lembro-me também que mesmo tendo sido de uma mini festa, de tão rápida que foi, tinha de tudo, com direito a todo mundo a carácter, dança, decoração, comida típica, e até brincadeiras (pescaria, tiro-alvo, essas coisas). Falando assim dá uma saudade boa.....!


Bem, é isso, se cuidem!
beijossss para quem passar por aqui!

1 comentários:

Anônimo 21 de julho de 2009 às 10:48  

Adoro festas juninas e julinas...
Mais concordo que não se fazem festas como antigamente... Lembra da nossa época de escola de primeira série, segunda, terceira e daí em frente??? Tinha até pescaria... Aquilo sim era festa juninas!
Mais hoje a gente encontra um lugar muito legal que lembra essas tradições!
Fica no Rio próximo da Rodoviária de nome Feira de São Cristóvão. Excelente local!
Vale a pena conferir e lembrar tais tradições de festas juninas!

Beijos!!

Fábio Stersi Damasceno.

  © Free Blogger Templates Spain by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

BlogBlogs.Com.Br