quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Outras situações de falta de respeito em viagens

Ainda quando estava escrevendo o texto anterior, me lembrei de outras diversas situações em que a falta de educação estavam presentes (incluindo outros meios de transportes). Dentre elas, me recordei do meu vôo pela Ibéria, do Rio/Madrid, onde os tripulantes não foram nem um pouco agradáveis comigo. Por outro lado, minha família que viajou de Tap, apesar de ter passado uns mal bucados por conta da mala extraviada, só elogiaram o serviço de bordo do vôo deles Rio/Lisboa. A comissária de bordo fazia tudo que podia para auxilia-los já que estavam com criança de colo.

Por outro lado, puxando mais fundo na memória, ano passado em uma viagem de navio, também tive de conviver com um grupo de argentinos que embarcaram em Buenos Aires, e eram bem inconveniente, especialmente quando estava se servindo nos buffet. Eles ficavam pulando e voltando, ao invés de seguir uma fila.

Outra situação desagradável me aconteceu esse ano, em outro cruzeiro, onde um grupo de adolescentes brasileiros x argentinos resolveram discutir futebol (acredite, é o tipo de assunto que você NUNCA deve comentar com um argentino, até mesmo porque você não vai mudar sua opinião, eles tão pouco pretendem mudá-la também),e no caso o assunto em ênfase era quem era melhor (Pelé x Maradona). O final da discursão não foi NADA legal, e eu até tive que meio que ajudar a separar a briga, já que o brasileiro não estava no seu estado normal.
No final das contas, eu me aborreci com uma situação chata, e pior de tudo, não sabia como tudo tinha acontecido, e menos ainda quem tinha razão.

Logo, se você pretende viajar, tem de estar ciente, que nem sempre você vai dividir o mesmo espaço com pessoas agradáveis e educadas. Logicamente vão existir pessoas educadas sim, mas não espere isso de todos. É importante pensar que por mais que você (pode ser até mesmo a trabalho) você sempre terá um tempo para se distrair, e evitar aborrecimentos é bom, para que a viagem no final tenha seu saldo positivo, e certamente é que sempre esperamos no final de cada uma delas.

Beijos para quem passar por aqui!

Read more...

terça-feira, 25 de agosto de 2009

A falta de respeito em viagens

Definitivamente, ser viajante pode ser chato em algumas horas..Essa semana indo para minha pós, me deparei com uma tremenda falta de respeito dentro do ônibus.
Um homem, de uns 40 e poucos anos, estava com o celular (desses que toca a música bem alto sabe?!) e resolveu ouvir uma musiquinha. O problema é que ele ligou ele sem fone de ouvido.. ou seja, eu e as outras pessoas que estavam dentro do ônibus, fomos obrigados a ouvir as músicas dele .

Bem, por mim, tava me encomodando sim, mas tudo bem, não podia fazer nada.. chato foi ver várias pessoas que estavam dormindo, acordando assustadas e franzindos suas testas com cara de 'avemaria.. ninguém merece viu?!'.. Foi por pouco que eu não falei com o cara, fiquei revoltada com a falta de desconfiometro da pessoa, e de respeito, é claro.

Na volta, me acontece outra situação similar. Uma menininha de uns 4 anos creio eu, começou e falar alto, e depois a cantar uma música. Mas nessa caso tava mais engraçado que tudo..e tudo bem, ela é uma criança.. até passa. Mas eu educaria a minha filha, ensinando a ela que devemos respeitar os outros em ambientes como esse.

Uma vez, em uma dessas indas e vindas, entrou uma mulher bêbada no ônibus..que de tão ruim que ela tava..ela já queria descer no primeiro ponto que o ônibus parou, ou seja, o ônibus mal andou, pra você ter uma idéia de como a pessoa estava. Ela começou a fazer um show, mas coisa light.

Pelo que eu to vendo, nesses seis meses de aula, ainda vou ter muita história pra contar por aqui...

beijos para quem passar por aqui!

Read more...

domingo, 23 de agosto de 2009

Roteiros de Cruzeiros para a América do Sul

Eu reclamo muito da falta de roteiros que existem aqui no Brasil, mas por um lado eu até entendo. Faltam estruturas portuárias para tantos turistas (considerando que cada navio tem em média de 1600 à 3500 passageiros, fica dificil ter estrutura para receber tanta gente de uma forma só não é?!).

E ainda tem outro problema, dos navios exigirem regiões onde possuam uma maior profundidade para poderem navegá-las.. e por conta disso acabam tendo que ser ancorados muito distante, isso faz com tenham poucos roteiros para esses pontos específicos.

Quando realizei minha pesquisa nos navios, foi me dito que a cultura dos cruzeiros na Europa é um pouco diferente da nossa. As pessoas viajam com intenção de visitar os lugares, e acredite, existe muitos roteiros para essas regiões e muito para se ver, enquanto os brasileiros já tem uma visão diferente, queremos viajar de navio, para estar dentro do navio, e por muitas vezes chegam a optar por não descer nas escalas, para usufruir da estrutura que é oferecida pelo meio de transporte (créditos ao meu querido amigo, Rodrigo Tomageski).

Mas diante dos roteiros que temos, as companhias marítimas costumam dar foco para aqueles que seguem rumo ao nordeste do Brasil, e outro com destino à Argentina. Eu já fiz os dois roteiros, e confesso que fica um pouco difícil escolher e afirmar qual é melhor.

Se você optar pelo roteiro para o nordeste, terá um mar mais calma, ou seja, menos riscos do seu navio balançar muito, e se as cidades forem de praia, (em sua maioria são) terá mares com águas com temperaturas agradáveis, e bastante calor.

Agora, se você optar pelo roteiro que segue para a Argentina, Uruguai e Sul do Brasil, dependendo do navio, e do porte do mesmo, que você optar para navegar, poderá passar por dias de navegação com um mar um pouco mais agitado. No entanto, vale muito a pena, conhecer outros países, ver uma cultura diferente, é um passeio muito agradável!

Acredito que ambos te oferecem coisas boas, e tem mais pontos positivos, além dos que eu mencionei, mas o que vai variar, são as cidades, dependendo da companhia de cruzeiro que você optar, e o número de dias que o cruzeiro dura. Seja 3 ou 11 noites, seja para nordeste brasileiro, ou Argentina, a experiência é sempre válida!

Beijos para quem passar por aqui!

Posts Relacionados

Read more...

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Comida Libanesa em Barbacena

Inacreditávelmente eu me peguei falando essa semana que queria comer a comida do Chez Lichea.. Eu que sempre quando estou em Barbacena, lamento por não estar na minha cidade para comer algo daqui (confesso, fazer um roteiro gastronômico por aqui pode durar semanas, tem muita coisa boa prá se provar, relembrar e descobrir..).

No entanto, quando o quesito é comida 'Libanesa', minha boca encheu d'água querendo comer um Mister Lichea (Arroz com lentilha, filé ao molho madeira acompanhado com batatas fritas..) Tá, eu concordo, de Libanesa só tem o arroz com lentilha, mas tá valendo!

Mas tem vários práticos típicos, quibe cru, quibe assado, e até charuto com folha de uva, e muitas coisas que eu ainda pretendo provar..

O restaurante fica localizado no seguinte endereço:
R. Mendes Pimentel, 77 (S. José)
tel: (32) 3331-2836
Horário: 3ª/sáb 18h/2h, dom 12h/16h
Cartão de Crédito: Diners, Mastercard, Visa
Cartão de Débito: Maestro, Redeshop, Visa Electron

Lembrando que as sextas-feiras, constuma-se ter música ao vivo, é possível alugar um Arguilé para fumar no ambiente, tudo de bom! Inclusive acabo de descobrir que o restaurante encontra-se no guia quatro rodas, muito bom!

Beijos para quem passar por aqui!

Read more...

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Vai um doce ai?!

Peço desculpas pelo sumiço.. mas os dias tem sido cheios, e bem cansativos (ainda bem!)
Esse final de semana foi MARAVILHOSO.. e ao contrário de histórias que incluem baladas, e viagens bem aproveitadas com lugares novos e talz, o assunto é outro..
Estou passando por uma fase de aula prática no curso que eu estou fazendo, e ao contrário da semana anterior, que havia sido extremamente frustrante, essa semana eu queria que a aula não terminasse ..

Passamos o final de semana na cozinha, especificamente no setor de confeitaria, quase o sábado todo. Fizemos pudins, torta de amendoim, cajuzinho, salada de frutas, olho-de-sogra, doce de leite ninho... hummm.. e apesar dessas delicias todas, nem tudo era delicia a meu ver..

E eu fiquei pensando, nos segredos de uma boa comida... na essência dos temperos (que por muitas vezes eu sinto falta em algumas das coisas que eu provo vindo daquela cozinha)..
Tudo bem.. não posso exigir muito de aprendizes.. e naquilo tudo.. lembrei-me de um lugarzinho de Juiz de Fora, onde os doces são DELICIOSOS... os salgados (meu ponto fraco.. eu nem comento ne?!) aiii coxinha de catupiry...

E o 'lugar mágico' fica na rua Dom viçoso, quase esquina com a Moraes e Castro, e se chama Brunelly. Não é porque os donos de lá são meus amigos, mas as coisas gostosas devem ser reveladas, para que outras pessoas possam provar, afinal, porque esconder essas coisas do resto do mundo não é?!!rs

Na vitrine, doces caramelados, coloridos, com morangos, que só de pensar já dão água na boca.. sem contar com os pavês, tortas (chocolate ao leite/ branco).. sem contar o que eu não mencionei..

O fato é, que alguns don's.. não se aprende em uma escola de culinária, ou em um final de semana de curso.. eles nascem com a gente...e no final daquela aula toda, eu confesso que não queria comer algo que eu fiz, mas algo que tem um sabor que um dia, com experiência, eu ainda chego lá... quem sabe ?!rsrs

beijos para quem passar por aqui.

Read more...

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Aeroporto de Madrid

Outro dia, ouvi meu pai dizendo que o aeroporto do Rio de Janeiro (Galeão), era um aeroporto muito grande e talz, por dar acesso interno ao embarque internacional/ embarque doméstico, por meio de escadas/ esteiras rolantes, elevadores. Dai eu falei, 'aé..realmente é grande.. mas você pensa nisso isso porque não andou pelo aeroporto de Barajas, na Espanha'.

E de fato, fiquei espantada com o tamanho daquele aeroporto, que aliais, a questão toda teve um peso, quando eu me deparei com aquelas placas, 'embarque K, L, M 20 minutos. Isso quer dizer, que teriamos que percorrer 20 minutos, com direito a trem e tudo mais, só para chegar no portão de embarque. Depois trocando idéia com outra amiga, ela chegou a se locomover por 50 minutos para chegar no portal dela, afinal com o trem para se locomover por lá, já dá para se ter noção da dimesão, não é ??

Andamos, andamos e andamos, e parecia que não chegariamos ao portão de embarque NUNCA. E já estava tensa, depois da situação 'Você é brasileira, então venha cá', e eu tive que passar minha bagagem de mão e mais dois raio x, sendo que eu já tinha feito isso a menos de alguns minutos, (lembrando que esse fato aconteceu bem na época que os brasileiros não estava entrando na Espanha com muita facilidade).

Mas me dei conta mesmo do tamanho daquele aeroporto quando minha amiga perdeu o vôo que fariamos juntas com nosso destino final. Claro, o atraso do vôo anterior dela também fez com que ela perdesse, mas de fato, para fazer conexão em Barajas, é necessária um espaço de tempo bom, para que você consiga desembarcar e chegar até o seu novo portão de embarque, e embarcar para o seu outro destino.

Portanto, agora você já sabe, nada de deixar apenas uma hora entre um vôo e outro, não apenas nas conexões em Barajas, mas especial lá, pois isso seria como pedir para perder a sua conexão. Não que depois você não consiga chegar a seu destino final, mas aviões lotados existem, assim como os overbook.

Beijos para quem passar por aqui!

Read more...

domingo, 9 de agosto de 2009

Sem lenço.. mas com documento!

O tema parece chato à primeira vista, mas acredito que seja de suma importância, especialmente se você tiver que viajar com crianças. No meu último embarque, tivemos que fazer passaportes novos para algumas das pessoas daqui de casa, dentre eles minha irmã mais nova. E eu, com essa história de fazer turismo, acabei pegando o hábito de ler algo muito chato.. o voucher, mas confesso que foi por conta desse meu estranho hábito que todos nós embarcamos.

No voucher dizia, que quem tivesse o novo passaport (o azul, do Mercosul) e fosse menor de idade, o responsáveis deveria portar consigo também a certidão de nascimento, já que neste novo passaport não consta a filiação do mesmo (nome de pai e mãe). Logo, para você provar que é mesmo pai daquela criança, só mesmo com a certidão. (Que na minha opinião foi um verdadeiro atraso de vida né?! Porque o passaport verde vinha todo completinho, não era preciso carregar MAIS um documento).

E sem contar que ainda tem a situação do meu irmão, que por ser de menor, se estiver viajando somente com um dos país, deve carregar uma autorização da mãe, preferencialmente feita no juizado de menores (em alguns casos não tem necessidade). No caso do meu irmão, como a minha mãe e falecida, deveriamos estar carregando a certidão de óbito dela, que inclusive, havia sido perdida, e tivemos que tirar outra (por sorte é o único documento que fica pronto na hora, os demais demora de 2 dias a uma semana!).

E se eu não tivesse lido, imagina nós tendo que voltar para a nossa cidade, que se encontra a 2 horas e meia do porto, só para pegar uma certidão de nascimento. Melhor nem imaginar, perderiamos com certeza o embarque.

No caso de embarques para países como paraguai, Uruguai, Argentina, Chile, e outros da América do Sul, não há a necessidade de passaport (no caso de navios, para aéreo é necessário sim), mas ainda assim aconselho, viajando de navio, se você tiver ambos, leve-os. Pois, eles pegam o passaporte para dar os vistos de entrada e saída do país, e nesse tempo você transita pela país apenas com um xerox do passaport (mas pelo menos você tem sua identidade brasileira original em mãos!). No caso de você levar somente a identidade, ficar somente com o xerox dela.

Pode parecer bobo esses detalhes, mas por conta deles, você pode ficar sem embarcar, ou ter problemas no país de destino. Lembrando também que os documentos devem estar válidos, caso contrário, é problema, mas isso já é assunto para outro post.

Beijos para quem passar por aqui!

ahhh...e feliz dia dos pais, para os pais que passarem aqui também! =)

Read more...

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

O orkut te ajuda a curtir melhor a sua viagem!

Não, eu não to fazendo propaganda do orkut aqui, mas acho que o tema é super válido, considerando as mudanças que ele já fez nas minhas viagens. Não o orkut em si, mas as pessoas que eu conheci por ele.

Estava com uma viagem marcada para um congresso em Fortaleza, em 2006, e foi por conta de uma comunidade do congresso, que eu conheci um grupo de Muriaé, e outro de Ourinhos (que aliais, temos contato até hoje!). Por meio do orkut, trocando msn, e começamos a nos conhecer. Por conta disso, como estava indo só eu, e mais uma amiga (até existia um grupo da minha faculdade, mas eram outras turmas, pouco contato), resolvemos mudar de hotel, para estamos juntos dos grupos que conheci. E por coincidência, pegamos o mesmo vôo, que o grupo de Muriaé, e no final das contas, já nos consideravamos um grupo só.

A questão toda é que, para qualquer viagem que você resolva fazer, seja um congresso, viagem para o exterior, intercâmbio, cruzeiro, feriados, possívelmente existirá uma comunidade ou um tópico, com pessoas a procura de outras pessoas que estejam indo para o mesmo destino e data. O que é muito bom para quem gosta de conhecer gente nova, e quer companhia seja para curtir uma balada, ou para excursão.

Eu já criei comunidades de viagens de cruzeiros, e hoje tenho várias amigas que conheci naquela viagem, a vários anos atrás. Já fizemos reencontros, viajei para a cidade delas, elas já vieram para a minha, e parar para pensar como tudo começou, parece coisa de outro mundo, coisa de novela sabe?!.. Uma sensação muito boa! Mas é claro, que não vai ser todo mundo que vai ser legal, que será exatamente como parecia ser na internet, mas vale a pena a tentativa! Se o orkut ou outros meios de comunicação existem, vamos tentar usá-los da melhor forma possível, para construir bons momentos, e quem sabe até laços de amizade!

Beijos para quem passar por aqui.

ps. Brandt, obrigada por todo o incentivo com o blog viu?! Tô esperando seu texto e seu site para eu publicar aqui okk?!

Read more...

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Extra! Extra!

Esse é realmente é um post extra.
Primeiro para comunicar que decidi que vou públicar coisa nova, agora sempre aos domingos, terças e quintas, logo esse realmente é um extra! Pelo menos assim pretendo cumprir!
Mas porque este veio parar aqui??
Bem, quem me acompanha por aqui, sabe que a uns 2 meses atrás, uma foto minha foi colocada no site do viajeaqui, para ser votada, e depois públicada na revista Viagem e Turismo, caso fosse a mais votada como a foto do mês. E como ela foi a mais votada (créditos ao meu querido pai, pelos votos,tantos que ele até aprendeu a mexer na internet só para votar em mim..), resolvi publicar aqui. (tá certo que já é a terceira vez que aparece coisa minha na revista, mas das outras vezes eram fotos minhas, mas dessa vez, foi mais emocionante!).

Mais uma vez, obrigada pelos votos, ter uma página inteira com uma foto tirada por mim, e com a imagem de um momento tão importante, (apesar de ser algo bobo, que depois ficará guardado em alguma gaveta em um futuro não muito distante), me deixou muito feliz...
e ai segue ela..


Já nas bancas...rs
Beijos para quem passar por aqui!

[ Agosto 2009, ano 15, número 8, edição 166, página 194.]

Read more...

domingo, 2 de agosto de 2009

Sendo uma estrangeira em meu próprio país!

Foi engraçado e extremamente estranha a forma como eu adquiri esse passeio. Foi em umas das minhas férias de Julho, e a gente tinha ido passear em Búzios (algo raro, não sei me achar muito bem naquelas ruas estranhas).. e um guia turístico nós ofereceu um passeio de barco, que se iniciava em Arraial do Cabo, e terminava com a rua dos biquínis e praia do Forte em Cabo Frio.

Mesmo eu conhecendo MUITO BEM essa parte final do passeio, resolvemos nos aventurar, até porque eles iam nos buscar em Cabo Frio, super cómodo. O que a gente não esperava era nossos companheiros de passeio. Como o passeio foi vendido em Búzios, e grande parte dos turistas que visitam Búzios são estrangeiros, nosso barco tinha chilenos, argentinos e só eu e meu irmão de Brasileiros, ah, e o guia turístico é claro.

Ou seja, o passeio foi TODO falado em Espanhol. Pensa, você vai conhecer suas praias, no seu país, em uma cidade que é do lado da que você visitou durante toda a sua infância e adolescência, mas quando finalmente resolvemos conhecer a parte mais bonita, você se sente mais como alguém de outro país!

Bem, além de ter sido MUITO útil para eu praticar meu espanhol, ver o encantamento daquela gente, por todo aquele patrimônio natural nosso, me fez ter mais orgulho, que eu já tinha do meu país! Conheci 3 chilenas, que vieram sozinhas pra rodar o Brasil, e mais uma família de Chilenos (os argentinos, que era um casal, ficaram curtindo só a vibe deles, e nem trocamos idéia!).

Mas de fato, as praias de Arraial do Cabo eram espetaculares! Praias com a areia branca, fininha, e água transparente e com poucas ondas, ideal para banho. Algumas das praias visitadas, só é possível o acesso de barco, tais como a Ilha do Farol, por exemplo. E o passeio realmente vale a pena!

E mesmo hoje após um bom tempo, eu às vezes ainda converso com um dos membros da família de Chilenos, aliais, almoçar com eles, e ver o modo como eles comem (trocando as comidas entre eles) foi bem divertido! É muito bom ver estrangeiro falando TÃO bem do Brasil, com um brilho nós olhos de dar gosto!.

E na fase final do passeio, que era a ida a praia do Forte, (que igualmente como as de Arraial do Cabo que passamos, possui areia branca e águas limpas, contudo, possui mais ondas), nos juntamos para uma foto, um monte de estrangeiro com o fundo da praia de Cabo Frio, e eu queria ser um deles! É legal enxergar de uma forma nova, naquele dia, vi coisas que eu não costumava reparar. Me dei conta que não tinha foto naquele lugar, e o quanto eu REALMENTE amava aquela terra, e que eu não era mais um turista, como eu costumava ser!!

ps. a rua dos bíquinis é um ponto turístico também, para quem nunca esteve na cidade. A rua é repleta de lojas com roupas da banhos, dos mais diversos estilos e valores. É quase impossível não achar algo do seu agrado lá.

Beijos para quem passar por aqui!


Read more...

  © Free Blogger Templates Spain by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

BlogBlogs.Com.Br